Atrasos nos aeroportos caíram 62% nos últimos oito anos

A Agência Nacional de Aviação Civil divulgou um estudo com boas notícias para os clientes e turistas, sejam brasileiros e estrangeiros, que estão sempre em busca de novos voos. Segundo a agência os atrasos médios nos aeroportos nacionais diminuíram nos últimos oito anos.

O estudo realizado pela agência tomou como base os dados de voos e aeroportos do mês de dezembro, dos últimos oito anos. O mês de dezembro é usado como referência por, historicamente, apresentar maior demanda nos aeroportos, devido ao período de voos para férias escolares e festas de fim de ano. A queda dos atrasos em voos no mês de dezembro foi de 62% nos últimos 8 anos.

Essa redução aconteceu nos 15 aeroportos responsáveis por 80% da movimentação de voos no Brasil. Os dados se referem ao indicador de voos que decolaram com tempo superior a 30 minutos do horário autorizado pela Agência Nacional de Aviação Civil, Anac.

Houve uma queda drástica nos atrasos dos voos. Em 2007, por exemplo, os atrasos de voos acima de 30 minutos representavam 29,84% – esse número caiu para 11,30%. Conforme a Agência Nacional de Aviação Civil, nesse mesmo período, houve um aumento de 88% no movimento de passageiros nos aeroportos.

Para o Departamento de Gestão Aeroportuária da Secretaria de Aviação Civil, os investimentos feitos na infraestrutura aeroportuária nacional, como as ampliações dos pátios de aeronaves, e as melhorias na gestão e no planejamento por parte das empresas aéreas foram alguns dos fatores que explicam esse resultado.

Para a Secretaria de Aviação Civil, essas melhorias puderam ser observadas com iniciativas que geraram mais eficiência nos processos de embarque e desembarque dos voos; bem como as medições de indicadores com base na opinião dos passageiros desses voos, que auxiliaram os gestores nas tomadas de decisão, dentro dos aeroportos.

Para a pesquisa, foram analisados dados dos aeroportos de Manaus (AM), Fortaleza (CE), Natal (RN), Recife (PB), Salvador (BA), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Confins (MG), Guarulhos (SP), Congonhas (SP), Viracopos (SP), Galeão (RJ), Santos Dumont (RJ), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS). Foram analisados os dados de voos de dezembro de 2007 até dezembro de 2014.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Spam protection by WP Captcha-Free

X